quinta-feira, 20 de outubro de 2011

AS DUAS PRINCIPAIS LEIS




COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Por Frei Severino Fernandes de Sousa, OFM

Lc. 10, 25 – 37
AS DUAS PRINCIPAIS LEIS.

Todos nós somos herdeiros. Sempre herdamos de nossos pais alguma coisa material e herdamos também o caráter e o índole do jeito de ser. Como filhos de Deus herdamos o caráter e o índole do jeito de ser de Deus, nosso Pai;
Deus Pai tem como caráter e índole ser eterno.
No evangelho de hoje um mestre da lei querendo por Jesus em dificuldade perguntou à Jesus: “Mestre que devo fazer para receber em herança a vida eterna?”. Então Jesus perguntou: “Como está escrito na lei?”, e aquele mestre respondeu perfeitamente bem: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua força, com toda a tua inteligência, e a teu próximo como a ti mesmo”. Jesus aplaudiu aquele mestre e aconselhou que praticasse estas duas leis: amar a Deus e ao próximo.
Assim como o mestre da lei, tem muitas pessoas hoje em dia que não conhece o seu próximo, é preciso que Jesus torne a contar – lhe a parábola do evangelho de hoje. Tem Sacerdotes, Religiosos, Pastores, que estão sempre apressados em cuidar bem do ritual de sua Igreja, então Jesus lembra os samaritanos do século XXI, poucos ritualistas na religião com Deus, mas muito caridosos com os seus irmãos. Devemos praticar a primeira lei sem esquecer a segunda para herdarmos o Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário