quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A GRANDE ALEGRIA DO CÉU


...............


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Por Frei Severino Fernandes de Sousa, OFM

Lc. 15, 1 – 10
A GRANDE ALEGRIA DO CÉU

A Instituição judaica dos Fariseus foi fundada no século II antes de Jesus nascer. Jesus teve dificuldade no relacionamento com os Fariseus porque os Fariseus observavam o Antigo Testamento e a tradição oral religiosa de forma formalista, eles acreditavam que eram os donos da verdade, achando-se no direito de julgar e condenar a conduta dos outros,
Os Publicanos eram os cobradores de impostos do Império Romano e tidos como pecadores públicos, por enviarem dinheiro do seu país da Palestina para o Império Romano.
Os Fariseus e os Mestres da Lei criticaram Jesus porque Jesus fazia refeição na casa dos Publicanos e convivia com pecadores. Então Jesus contou duas parábolas: a do homem que perdeu sua ovelha e da mulher que perdeu uma moeda de prata. Ambos quando acham o que perderam oferecem uma festa em sua casa pela alegria de tê-los achados. E conclui Jesus: Há mais alegria no céu por um só pecador que se converta do que por 99 que não precisam de conversão.
O Evangelho de hoje nos chama atenção para a religiosidade popular, para não julgarmos os outros, procurar compreender o porque de suas atitudes, fazer uma séria exame de consciência e se converter à Deus de coração.., pois há muita alegria no Céu por um pecador que se converte a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário