quinta-feira, 20 de outubro de 2011

E´ HORA DE CONVERSÃO


Chiara Lubich pregando e vivendo o amor recíproco.



COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Por Frei Severino Fernandes de Sousa, OFM

Lc. 11, 29 – 32
É HORA DE CONVERSÃO.

Quando uma sociedade foge do caminho do Senhor, é Ele mesmo quem nomeia um Profeta, ou uma Profetiza, para exortar aquela sociedade; assim foi com os ninivitas, quando sua malícia chegou aos ouvidos de Deus; Ele nomeou um homem medroso para exortar aquela sociedade de Ninive. (Cfr. Jn. 1, 2 – 3 ); foi preciso que Deus o fosse chamar novamente para ele atender o chamado de Deus. (Cfr. Jn. 3, 1 – 3).
Em três dias Jonas pregou a Palavra de Deus para os ninivitas e todos, do menor ao maior, do súdito ao governante, compreenderam a mensagem de Deus e reconheceram o seu pecado, e começaram a fazer penitência, e isto agradou a Deus, que perdoou o pecado de todos os ninivitas. ( Cfr. Jn. 3, 1 – 10 ).
Jesus no Evangelho de hoje também lembra a rainha de Sebá, em cujo reino em que vivia era muito distante do reino de Salomão. Ouvira ela falar da sabedoria do rei Salomão; e como ela era uma mulher ávida de aprender a sabedoria, pôs–se a caminho para visitar o rei Salomão, ( Cfr. 1 Rs. 10, 1 – 13; e 2 Cr. 9, 1 – 7 ); e viu a sua sabedoria, ela que era uma mulher que não acreditava em Deus, reconheceu Deus através da sabedoria do rei Salomão, ( Cfr. 2 Cr. 9, 8 ); e Jesus diz no Evangelho de hoje que ele é maior do que o rei Salomão e do que Jonas.
O que Jesus quer dizer apresentando estes dois exemplos às multidões de ontem e de hoje ?. Jesus nos quer dizer que devemos acreditar nele, seguir os seus mandamentos, para o conforto das nossas vidas e da vida da nossa sociedade.
No século XX surgiu Chiara Lubich pregando e vivendo o amor recíproco entre as pessas e os povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário