quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A MÃE DE TODAS AS IGREJAS DO MUNDO.


A Basílica de São Pedro, em Roma é a mãe de todas as Igrejas do mundo.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Por Frei Severino Fernandes de Sousa, OFM

Jo. 2, 13 – 22
A MÃE DE TODAS AS IGREJAS DO MUNDO.

Em Roma existe quatro Basílicas: São João do Latrão, Santa Maria Maior, São Pedro e São Paulo fora dos muros. Hoje é dia dedicado à Basílica de São João do Latrão. São Francisco de Assis, no início do século XIII, teve uma audiência com o Papa Inocêncio III, no recinto da Basílica de São João do Latrão, que por ter sido construída no século IV pelo Imperador Constantino é considerada a mãe de todas as Igrejas do mundo.
O edifício onde os fiéis se reúnem para suas orações e práticas de piedade são chamados de Igreja ou Templo. As Igrejas não são lugares de comércio, e sim de oração. Igreja também significa o conjunto de fiéis de uma religião.
Jesus como um bom judeu religioso e zelozo, vivendo o Sl. Sl. 69 (68), 9 – 10, e vendo os comerciantes vendendo dentro do Templo de Jerusalém não se conteve e expulsou a todos; quando questionado disse: “destruí este templo e o reconstruirei em três dias”. Os Fariseus não acreditaram e os Apóstolos só foram entender que Jesus falara depois que Jesus ressuscitou dos mortos, ( Cfr. Mt. 28, 6; Mc.16, 9; Lc. 24, 6; Jo. 20, 1 – 31; Jo. 21, 1 – 14 )
Somos responsáveis pela dignidade de nossas Igrejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário