quinta-feira, 20 de outubro de 2011

MAIS UMA OPORTUNDIADE.




COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Por Frei Severino Fernandes de Sousa, OFM

Lc. 13 1 – 9
MAIS UMA OPORTUNIDADE.

O número três na cultura judaica significa pleno, cheio, total, completo.
Jesus nos evangelho de hoje nos ensina a tirarmos lições com a vida, observando os acontecimentos sociais.
Na época de Jesus Pilatos matara alguns galileus e profanou a oferenda a Deus com o sangue desses galileus; lembrou ainda Jesus os dezoito judeus que morreram na cidade de Jerusalém, quando a torre de Siloé caiu. Nenhum desses mortos eram mais pecadores do que os que ficaram vivos, contudo Jesus exorta para a conversão das pessoas a fim de não acontecer coisa pior com elas.
Observando o que acontece ao nosso redor descobrimos como Deus é bom e nos dá mais uma oportunidade para viver e conviver com ele e com os homens.
A parábola da figueira é sintomática. Depois de ter importunado completamente o dono, não lhe oferecendo frutos, a ponto ordenar ao administrador da sua fazenda que a cortasse; inesperadamente o administrador da fazenda pede ao seu patrão que deixe a figueira por mais alguns anos, a fim de ver se ela finalmente irá dar frutos, só então é que, no caso da figueira não der frutos nos anos seguintes, que a figueira será arrancada. O dono da fazenda aceita a sugestão; assim Deus aceita a sugestão de pouparmos nesta vida com a condição que possamos nos converter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário